02/03/2016

(Resenha de Livro) A Herdeira de Ótavos vol. 1 - Mylena Araújo


(Marketing (risos): até 08/03 está rolando o sorteio de dois exemplares de Ridículas Cartas de Amor + marcadores. É bem fácil participar, veja AQUI. )

Com exceção de sonhos e visões que, às vezes, a cometia, Eena era uma jovem com uma vida completamente normal. Até que um acidente de carro mata seus pais, sobrevivendo à tragédia somente ela e seu irmão, David. Após o acidente, sua tia Natasha a convida para morar com ela em Gramado e Eena aceita. Com o passar do tempo suas visões se tornam mais frequentes e vívidas na casa da tia, até que, da noite para o dia, ela se vê completamente ligada a uma poderosa profecia, na qual diz que o príncipe amotinado, Barron, terá seu fim pelas mãos da jovem herdeira, Eena. 

Com o decorrer das páginas, vamos acompanhando a evolução e preparação da herdeira em um mundo mágico, Valera. Aos poucos, ela vai conhecendo a magia que possui dentro de si; os seres fantásticos de Valera; o seu verdadeiro passado, até então esquecido pela própria, consequência de uma poderosa magia; e, claro, o que ser a herdeira de Ótavos significa. Eena é aquela protagonista que evolui com o decorrer da história, não deixando mais a confusão diante de situações tão surreais a afetarem. Sua amizade com Lin, um anjo, é muito linda, a cumplicidade que surge aos poucos entre as duas floriu as páginas do livro. 

Escrito em terceira pessoa, A Herdeira de Ótavos possui uma linguagem própria, a autora investiu na criação de uma língua própria para as fadas e para o povo locar, criaturas de Valera. Nas últimas páginas, Mylena revela o “segredo” da criação dessas línguas, que nos auxilia a traduzir, por conta própria, tudo o que eles estão falando. Ou seja, a linguagem tem coerência, não é só um amontoado de letras sem sentido. A autora ainda disponibilizou um mapa de Valera no final do livro, que ajudou bastante. Nem preciso dizer o quanto isso é fantástico e comprova que a imaginação de Mylena Araújo não tem fim. 

A escrita em terceira pessoa dos 16 capítulos e prólogo da obra possibilitou uma visão mais ampla da história, isto é, a narração não foi condicionada apenas à visão de Eena, a protagonista, sobre os fatos decorridos. Em um mesmo capítulo, sabemos o que está acontecendo em diversos locais, sabemos o que está acontecendo com os vilões e com a mocinha. Confesso que esse recurso narrativo pode confundir o leitor que esteja desatento, a transição da narração precisa ser feita de forma sutil, mas que deixe bem claro que o foco da narração agora é outro, que foi o que a autora fez. As magias, locais e seres mágicos foram bem descritos e os parágrafos são bem grandes. A leitura flui mais rapidamente quando parágrafos e capítulos são menores, isso é fato, no entanto a obra necessitava disso e não atrapalhou a fluidez da leitura. 

Não sou nenhuma expert em gramática, por isso que digo que a revisão pecou bastante, pois até eu, que não tenho formação alguma na área, consegui notar vários desvios gramaticais. Alguns erros que passaram foram por desatenção mesmo, como alguns erros de digitação e falta de travessões. Se fossem só esses erros, tudo bem, mas ainda há o constante emprego incorreto da crase (o acento agudo era usado onde deveria estar a crase); algumas vírgulas foram empregadas de forma incorreta ou eram inexistentes, como para separar vocativo da oração principal; e vi umas duas vezes o “mais” no lugar do “mas”. Os desvios gramaticais em nenhum momento impossibilitaram o entendimento de algum trecho, eles apenas incomodaram mesmo.

Quando comprei meu exemplar, a autora havia me informado que já havia uma edição onde a revisão havia sido refeita, onde muitos erros foram concertados e o mapa tinha sido refeito, vi o novo mapa e ele está bem mais nítido e com uma qualidade gráfica maior. A nova capa está bem bonita, confesso que é mais elegante que a da minha edição. 
A capa da direita é a do meu exemplar, a capa da esquerda é a da nova edição.

Se você acabou de ler um romance bem chato (meu caso), recomendo essa obra, pois a protagonista não tem um par romântico. Aliás, recomendo A Herdeira de Ótavos para todos que gostam de viver altas aventuras literárias (acho que todo leitor, né?). O final me deixou ansiosa demais por uma continuação, a obra termina daquele jeito que você sabe que o próximo livro será melhor ainda. Preciso de O Medalhão de Ígnis (livro 2) urgentemente, já sinto falta de estar em Valera, quero ir pra lá quando morrer (não estou brincando).  


FICHA TÉCNICA
Sinopse: Eena não faz ideia do segredo que seu passado esconde. Acredita ter nascido em Altinópolis, ser filha de Mara e Cleiton e ter um irmão chamado, David. No entanto essa família nunca fora a sua de verdade. Tragicamente, os pais falecem em um acidente, deixando a jovem apenas com seu irmão. Ela passa a ser atormentada por visões estranhas de rostos e um lugar do qual jamais viu. Logo após a sua perda, recebe a misteriosa carta de uma tia, a quem nunca viu pessoalmente, convidando-a a morar em sua casa em Gramado. Certa de sua decisão, Eena parte para seu novo lar, imaginando que a mudança lhe fará bem, que a saudade dos pais sumirá um pouco ou, quem sabe, com as visões. Mas isso se torna apenas o início de sua verdadeira jornada. Embora, Mara e Cleiton tenham levado consigo um segredo para o túmulo, Lin, uma garotinha anjo, mostrará a ela a verdadeira história e a levará para o reino de Valera. Um lugar mágico, poderoso e lendário.

Adicione ao Skoob aqui
Título: A Herdeira de Ótavos - Volume 1 (Trilogia Valera)
Autora: Mylena Araújo
Editora: TDL
ISBN: 9788567208169
Ano: 2014 
280 páginas
Compre: Editora Tribo das Letras | Amazon
Leia primeiros capítulos


[AUTORA PARCEIRA]
MYLENA ARAÚJO é uma escritora nacional de ficção/sobrenatural e fantasia. Natural de Fortaleza, nascida em 2 de setembro de 1991. Seu gosto pela leitura começou com os livros da saga Harry Potter, desde então passou a escrever fanfics inspiradas no famoso bruxinho. Publicou seu primeiro livro “O Mundo de Marguerite Sülever” em 2013, posteriormente mais dois volumes da quadrilogia Elyse Dark. Atualmente a autora dedica seu tempo a sua primeira trilogia fantástica “Valera" estreando na 23º Bienal Internacional de São Paulo com o vol. 1 - A herdeira de Ótavos, que traz aventura e ação.

Como diz Peter Pan: “Pensamentos felizes te fazem voar”.
ENCONTRE A AUTORA 

15 comentários:

  1. Oi, achei a premissa do livro bem interessante e como gosto de fantasia, é claro que já quero ler e sua resenha me deu mais vontade de ler essa trilogia.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parecer ser uma história incrível! Já quero ler *-*
    Infelizmente as editoras pecam muito na revisão de livros nacionais, e eu espero que um dia isso melhore aqui no Brasil.
    As capas são uma mais linda que a outra <3 Parabéns pela resenha!

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. Não é querendo falar, mas falando... Achei a capa da direita mais bonita rs, apesar que a capa da esquerda tenha mais haver com o livro. E é chato demais você ler um livro e ter erros gramaticais, meio que "brocha" o leitor. E amo esse fato da protagonista não ter par amoroso <3
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Que livro mais lindo, e que capa, compraria com toda certeza <3 gostei muito da sua resenha, seu blog é lindo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Hello!

    Nao conhecia o livro A Herdeira de Ótavos e fiquei interessada ao ler a sinopse e a sua resenha.
    Eu sou uma dessas leitoras que adora uma aventura, hehe..
    Que bom que a autora fez varias revisoes e o mapa tb, pq nao tem coisa mais irritante que esses erros, sempre nos tiram do raciocinio.
    Vou tentar ler sim.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia o livro nem a autora, gostei bastante do enredo descrito, parece ser um livro cheio de aventura e fantasia.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    não conhecia a autora ou o livro, após ler a resenha, o enredo, me despertou curiosidade sobre a obra, o problema são os erros. Gosto de livros com aventura e fantasia. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olha, gostei bastante de sua resenha, inclusive de sua fala no final: ‘Não sou nenhuma expert em gramática, por isso que digo que a revisão pecou bastante, pois até eu, que não tenho formação alguma na área, consegui notar vários desvios gramaticais.’ Achei esse discurso significativo e mostra o quanto você é uma blogueira madura, vejo muitos blogs criticando livro na questão gramatical e enquanto isso, leio a resenha com erros absurdos. A maneira como você expôs sua opinião foi coerente. Quanto ao livro, não é muito meu estilo.

    ResponderExcluir
  9. Oiee.
    Os livros de ficção exigem muito de um autor e é bem legal ela ter colocado um mapa. Eu gosto de livros de aventura, mas nunca tinha ouvido falar desse livro. A minha gramática também não é muito boa, mas tem erros que ficam tão na cara que realmente atrapalham a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas gostei bastante da história e adoro quando a história tem mapas.
    Que bom que a nova edição está com a revisão refeita, pois esse tipo de erro é muito ruim.
    A capa nova é bem mais linda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Gosto quando tenho uma visão geral de tudo o que acontece e não fico presa só no que a protagonista vivencia, mas gosto mais quando é em primeira pessoa e cada personagem narra, sabe? Não conhecia a obra mas achei a trama sensacional, e que capa mais bonita!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Adoro livros com fantasia e que tenham fadas no enredo. Eu sou apaixonada por esses seres. Fiquei bem curiosa quanto a premissa do livro e fico bem feliz que tenha saído uma edição já revisada. Assim a obra fica bem mais completa.
    Dica mega anotada
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    A história parece ser bem interessante, mas sou suspeita: amo fantasia!!!!
    Achei a capa da sua edição mais bonita do que a nova.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  14. Olá , tudo bem?
    Resenha de livros nacionais é tudo de bom, ultimamente eu tenho lido muito, já tinha ouvido falar dos livros da autora, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer as histórias, estou me abrindo mais para os livros de fantasia então acho que seria uma ótima ler os livros da autora.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee!!
    Eu gosto muito de livros de fantasia e eu não conhecia essa historia. Gostei muito.
    Em relação a sua resenha, gostei muito da sua sinceridade e eu acho, na minha opinião que esses erros de edição estragam e muito a leitura.
    Quanto a capa, a segunda é linda, sem dúvidas, mas a primeira me chamou mais atenção.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...