25/04/2015

(Resenha) Vingança Mortal - Raquel Machado


O tempo muda as pessoas. Os casais e também amigos Alan e Brenda, Luís e Alice e Nicole e Cristian são a prova viva disso. Os sonhos e as paixões da época da escola perderam seu brilho com o tempo, fazendo com que praticamente virassem outras pessoas.

Após anos sem ter contato com Nicole, sua melhor amiga da época de escola, Brenda, em um dia chuvoso e frio, recebe a notícia da sua morte. Ela, então, dirige até Lageado Grande para assistir ao enterro da amiga.


Só que algo muito estranho ocorre. Mesmo com um véu negro cobrindo a face de Nicole, Brenda vê marcas profundas que pareciam ter sido feitas por uma faca, enquanto a polícia diz que a causa da morte foi um acidente de carro. Diante disso, ela decide investigar a morte da amiga, o que fará com que caia em uma teia de mentiras, traições e aprenda que nem todos são o que aparentam ser. 

Fui até o caixão e vi Nicole deitada. [...] Um véu preto cobria seu rosto, mas permitia ver as marcas do acidente, e quando cheguei mais perto percebi que elas eram profundas e pareciam ter sido feitas por facas. De repente passou uma ideia pela minha cabeça: e se não foi apenas um acidente? (Pág. 38)

Vingança Mortal é narrado em primeira e terceira pessoa. Não há uma sequência lógica na mudança das vozes, isto é, a terceira pessoa é usada quando a narradora-personagem, Brenda, não está em cena (e dá um suspense!). Mesmo sem essa sequência lógica, não ficamos perdidos com a troca de narradores, não é necessário que relamos um trecho para notar esse mudança. A autora soube fazer essa mudança com tanta sutileza que no mesmo capítulo houve essa mudança. 

Outra característica a se analisar na escrita da Raquel é a economia nas descrições. Os cenários não são descritos minuciosamente, mas pelo pouco que lemos, conseguimos imaginar o local onde a cena ocorre. Essa “economia” estimula a imaginação do leitor, o que é muito bom. Não vou dizer que gosto mais de livros com muitas descrições ou que gosto mais de livros com descrições econômicas. Gosto de livros bem escritos.

A escrita em primeira pessoa permite que haja um maior aprofundamento dos sentimentos da narradora-personagem, recurso esse que a autora não usou. Em alguns momentos, creio que deveria haver uma descrição mais esmiuçada do estado de espírito da protagonista, pois por vezes, ela parecia estar alheia a tudo que se passava. E olha, foram fortes emoções o que essa Brenda passou.

São 117 páginas, portanto acredito que vocês presumam que os capítulos são bem curtos. Novamente, falo que capítulos menores dão uma dinâmica bem legal, faz com que concluamos a leitura em pouquíssimo tempo. 

Notei alguns erros gramaticais na obra, como o uso incorreto da vírgula para separar vocativos, por exemplo. Algo que ficou feio, esteticamente falando, foi o uso do underline (_) no lugar do travessão (–). Mas esses errinhos não prejudicam o entendimento do livro em momento algum. 

Em suma, indico Vingança Mortal para os fãs do gênero (suspense/policial). Com essas 117 páginas você sente uma adrenalina, uma vontade de concluir logo a leitura para, enfim, saber quem é o vilão e quem é o mocinho da história. Até lá, tudo pode mudar, e olha que são só 117 páginas! Do bullying ao tráfico de drogas, o livro de estreia da autora Raquel Machado, Vingança Mortal, prendeu-me do início ao fim.

FICHA TÉCNICA
Sinopse: Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide, então, voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer. Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.
Adicione ao Skoob aqui
Título: Vingança Mortal
Autora: Raquel Machado
117 páginas
Editora: Clube dos Autores / Amazon
ISBN: 1495987795
Edição: 1
Ano: 2014
Gênero: Suspense/Policial

VOCÊ PODE ADQUIRIR O LIVRO DAS SEGUINTES MANEIRAS:

DIRETAMENTE COM A AUTORA:
Para Público Livro Autografado + Marcador (com frete incluso) = R$25,00
Para Blogueiros Preço especial R$20,00 com frete incluso. Através de depósito em conta ou PAGSEGURO.
VERSÃO IMPRESSA: CreateSpace | Amazon | Clube de Autores | AgBook  
VERSÃO DIGITAL: Amazon | Saraiva

               [ESCRITORA PARCEIRA]                RAQUEL MACHADO é formada em Ciência da Computação, e participa do mundo das artes desde criança, sendo a literatura uma de suas maiores paixões. Há anos em meio à blogosfera literária e com histórias sendo escritas em rascunhos, decidiu tirar do baú suas ideias e compartilhar com o mundo. A autora reside no sul do Brasil, na cidade de Caxias do Sul/RS. Mora com os pais, quatro cachorros e uma estante cheia de livros.
Email para contato: raquel.machado2014@yahoo.com.br 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...