29/03/2015

(Resenha Especial) A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart


O que você está lendo agora é o primeiro parágrafo de uma resenha especial. “Por que especial, Karina?”, você deve estar se perguntando, e eu vou responder. Inscrevi o Eu e Minha Cultura no processo de seleção de parceiros da editora Novo Conceito (NC). Fiquei bem triste, quando vi que o blog não estava na lista de parceiros. Ah, agora vamos parar com esse “mimimi” chato? A NC enviou uma degustação (apenas os seis primeiros capítulos) do livro A Mais Pura Verdade, do autor Dan Gemeinhart, para todos os blogueiros que se inscreveram no processo, com intuito de compartilharmos nossas primeiras impressões com nossos leitores. O lançamento da obra está previsto para o dia 23 de março (já passou, eu sei rs). 

A Mais Pura Verdade conta a história de Mark, um garoto que resolve realizar seu sonho, escalar uma montanha. Para isso, foge de casa levando consigo apenas: máquina fotográfica, caderno, caneta, equipamento de alpinismo, passagem de trem (só de ida), seu cachorro, Beau, e remédios. Sim, queridos, “remédios”. Ele está doente, muito doente.

A primeira característica a se ressaltar na personalidade do nosso protagonista é a coragem. Um guri de aproximadamente 12 anos que resolve fugir de casa para realizar um sonho, no mínimo, perigoso precisa ter este adjetivo ressaltado nesta resenha. Outro predicativo a se destacar é a precocidade. Talvez seja pelo fato da doença estar presente em sua vida desde muito cedo, cinco anos de idade. 

A relação com Jessie, sua melhor amiga, comprova o quanto Mark é maduro, apesar da pouca idade. Diferentemente do que muitos esperam, eles são melhores amigos. Sim, nada de namoricos. Temos uma amizade linda, daquelas que um sente a dor do outro, que um sabe o que o outro está pensando, planejando.

“– Você tem uma melhor amiga menina? Tipo uma namorada?
– Não. É só uma amiga. Somos amigos desde sempre.” Não gostei muito do “só”, fica parecendo que amizade é um sentimento inferior ao amor romântico, quando ambos são sentimentos nobres. Nem inferior ou superior.

Terei que concordar com Holly Goldberg Sloan, autora best seller de Counting by 7s: vai fazer você querer abraçar bem forte o protagonista. Não gosto muito desse adjetivo, mas preciso urgentemente dizer, tendo apenas essas 95 páginas como base, que Mark é um carinha fofo. 
Corajoso, precoce, maduro, fofo. Imagine o efeito dessas características na escrita. Somente nessas poucas páginas, encontrei várias frases de efeito do tipo: Às vezes chorar é mais fácil quando alguém chora com você. Mas outras vezes só torna a situação ainda pior” (pág. 67). Frases de efeito são legais, mas precisam ser usadas com parcimônia. Quando aparecem frequentemente em diálogos, por exemplo, retiram a verossimilhança, afastam-se do real. Dan Gemeinhart não cometeu esse erro. O protagonista gosta de escrever haicais, um tipo de poema escrito em três linhas, em seu caderno fazendo com que a história possua uma linguagem poética, sem parecer algo “forçado” ou fora de contexto.

Os capítulos são narrados em primeira e terceira pessoa, respectivamente. Isto é, temos a visão de Mark, narrando sua aventura, e a do desespero de sua família, polícia e amigos. Gosto bastante quando os autores utilizam esse recurso, pois nos dá uma visão ampla, mais completa da história.

Um trecho que me deixou bastante intrigada foi este: “A mãe de Mark sentou-se, olhando para baixo, para as mãos, com os dedos entrelaçados. Eram as mãos de uma verdadeira mãe, suaves, só com pequenas rugas e o esmalte descascado. Estavam vazias, só podiam segurar uma à outra.” (pág. 67-68) Então, quer dizer, que uma mãe com as unhas bem feitas é uma falsa mãe? Intrigante.

A capa é linda. Adoro esse tom de azul e a simplicidade. Essa imagem que parece uma rachadura ou uma estrada (sei lá rs) está nos capítulos. As folhas são as amarelas, que tanto amamos. Em cada capítulo, sabemos a que distância, em quilômetros, Mark está de realizar seu sonho, escalar a montanha. 

Essas são as minhas primeiras impressões de A Mais Pura Verdade. Teria que ler a obra completa, para ter uma opinião completa, espero poder tê-la em mãos logo.

Um abraço! 

FICHA TÉCNICA
Sinopse: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


Adicione ao skoob aqui
Título: A Mais Pura Verdade
Autor:  Dan Gemeinhart
224 páginas
Editora: Novo Conceito
Compre: Cultura | Amazon Saraiva | Submarino


28/03/2015

Sorteio das seis

Sim, sei que disse que iria trazer mais conteúdo para o blog, mas algo inesperado ocorreu: estou sem acesso à internet. Tem coisa pior? Não, eu sei. Estou publicando de uma lan house, neste momento. Além do mais, minhas aulas na faculdade começaram e acabei ficando sem tempo para vir a uma lan house (é mega longe da minha casa). Tá, vou parar com esse papo chato. Vamos falar de uma coisa que todo leitor ama? Sim, sorteio.

O Eu e Minha Cultura e outros 5 blogs se uniram para presenteá-los. É o primeiro sorteio do blog, então esse é um post bem especial. Esse sorteio está no ar desde o dia 15 de março, mas, como falei, não estava com condições de atualizar o blog.


REGRAS:
A promoção está dividida em DOIS KITS:
Kit 1: 
Amor em Jogo - Anaté Merger (cedido pela Nina, do blog Nina é uma).
Para Sempre - Alyson Noel (cedido por mim, do blog Eu e Minha Cultura). 
Dizem Por Aí... - Jill Mansell (cedido pela Jéssica, do blog Essa Menina Moça). 
+ MARCADORES (três artesanais e um autografado pela autora Li Mendi)
Kit 2: 
Mathilda Savitch - Victor Lodato (cedido Cris Albert, do blog Leitores Forever).
Mentirosos - E. Lockhart (cedido pela Nilda, do blog Os Nós da Rede). 
E Não Sobrou Nenhum - Agatha Christie (cedido pela Ana, do blog Seis Milênios). 
+ MARCADORES (três artesanais e um autografado pela autora Li Mendi)

Regras obrigatórias:
1. Seguir publicamente TODOS os blogs. (O blog Essa Menina Moça não tem GFC, então não é preciso segui-la). 
2. Curtir TODAS as páginas dos blogs no Facebook. 
(Quem não obedecer a essas regras será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO e outro ganhador será escolhido em seu lugar). 

Há também as chances extras: 
1. Twitar a frase que está na caixa do Rafflecopter (válido apenas UMA VEZ por dia).
2. Comentar NESTA postagem. 
3. Seguir Cris Albert no G+ (do blog Leitores Forever).
4. Seguir Aline de Santana Garcia no G+ (do blog Leitores Forever).
5. Seguir Karina Erika no G+ (do blog Eu e Minha Cultura). 
6. Seguir Jéssica de Paula no G+ (do blog Essa Menina Moça). 
7. Seguir Os Nós da Rede no G+
8. Seguir Seis Milênios no G+
9. Seguir Nina é uma no G+
10. Seguir a Karina no Twitter.
11. Seguir a Jéssica no Twitter. 
12. Seguir Os Nós da Rede no Twitter. 
13. Seguir Seis Milênios no Twitter.
14. Seguir Nina é uma no Twitter.
15. Seguir Os Nós da Rede no Instagram. 
(Sim, são muitas chances, pois somos em seis meninas. Mas pense que, quanto mais pontos fizer, mais chances têm de ganhar!). 

Atenção! 
1. O sorteio começa dia 05/03 à meia-noite e termina dia 15/04, à meia-noite (do dia 14 para o dia 15). 
2. Os vencedores serão contatados via e-mail e têm cinco dias úteis para respondê-lo. Caso não haja resposta, outro ganhador será escolhido e divulgado na página do Facebook. 
3. Os livros serão enviados para os ganhadores em até uma semana depois do encerramento do sorteio. Cada blogueira ficará responsável pelo livro cedido. 
4. O primeiro vencedor leva o primeiro kit (Amor em JogoPara Sempre e Dizem Por Aí...), enquanto o segundo, leva o segundo kit (Mathilda SavitchMentirosos e E Não Sobrou Nenhum). IMPORTANTE: não dá para trocar de kit ganhado. 


a Rafflecopter giveaway

Boa sorte!  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...