15/10/2015

(Resenha) Sutilmente - Nina Spim



Não costumo fazer resenha de contos, até porque não costumo os ler muito, mas resolvi sair da minha zona de conforto. Hoje, vou resenhar o primeiro – de muitos – conto aqui no blog: Sutilmente, da autora Nina Spim. Esse conto foi o 36° e-book mais vendido da Amazon, ou seja, é um best seller, título este conquistado com mérito.
Tinha que colocar esse print! Fiquei muito feliz pela Nina.

“Eu ligo para as nuances daquilo que todo mundo ignora. Acho que é porque eu vejo cor onde não existe” 

Sutilmente é um conto com poucas páginas, onde temos a narração do primeiro encontro de duas adolescentes, Giovana e Laura. Laura é a nova garota da escola, ou seja, é a pessoa que todos querem zoar. Não sei por que, nas escolas, há sempre essa tradição patética de tornar a vida dos novatos um inferno, esse ódio é algo completamente desnecessário (desabafei aqui).

“Mas tudo o que rondava a minha mente era que você precisava aprender a encontrar-se a si mesma. Eu sei, é difícil. Nós nunca sabemos com precisão como refazer o caminho para dentro. Porque esse caminho pode ser extenso demais e, por uma distração, podemos nos perder. E se perder dentro de si mesma impede que tentemos emergir quem realmente somos”

Giovana sente um incômodo ao ver a iminente humilhação que seus amigos estão aprontando para Laura no jogo de queimado... Jogo de queimado: outra coisa desnecessária, essa brincadeira deveria ser abolida das aulas de educação física das escolas, ela é só mais um instrumento de humilhação (desabafei de novo).

O conto é escrito em primeira pessoa, pelos olhos de Giovana, o que nos permite entender todos os seus repentinos sentimento ligados à novata. Sabe aquelas coisinhas sutis do começo de um amor: sorrisos, olhares, “ois” envergonhados? Pois é, a Nina descreve tudo de uma forma tão doce, tão fofa, tão sutil. Sou apaixonada pela forma como a Nina escreve, amo seus textos, agora amo esse conto e já não vejo a hora de ler algum romance escrito por ela.
“Sempre esperamos o começo de algo: das férias, do ano letivo, da aula de ballet. Mas nunca sabemos se, no decorrer daquilo, algo ainda mais extraordinário pode acontecer. Porque o começo é apenas o primeiro passo. Todo mundo é capaz de fazê-lo. Mas há pessoas que se privam de continuar a caminhar, simplesmente porque têm receio das consequências. E encará-las é o mais difícil de se fazer.” 
A capa é a coisa mais linda desse mundo e tem tudo a ver com a história, meus parabéns à capista Alice Gonçalves e, como vocês puderam ver pelos quotes que disponibilizei nessa resenha, há certa poeticidade no conto. É tudo muito fofo, gente ^-^.

FICHA TÉCNICA
Sinopse: A escola pode ser um ambiente hostil para se fazer amizades e, ainda mais, para se apaixonar pela primeira vez. No entanto, é justamente na sala de aula que Giovana conhece a nuance e a cor do amor. Laura poderia ser a típica aluna nova amedrontada, mas seu mundo particular, cheio de certezas escondidas, nunca mais será o mesmo depois de conhecer a libertação que o novo provoca.
Adicione ao Skoob aqui
Autora: Nina Spim
13 páginas
Editora: Amazon
ISBN: B015MD5TZ0
Edição: 1
Ano: 2015
Gênero: Romance



 NINA SPIM, Escritora sonhadora dotada de blue feelings. Autora de fanfics, textos avulsos, cartas destinadas ao mundo e livros originais.


7 comentários:

  1. Eu também estou louca de ansiedade por um romance dela. O mundo precisa de mais poesia, sobretudo a literatura. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não vejo a hora de ler Blue Mary (livro que a Nina escreveu), parece ser muito legal e, sim, com certeza, o mundo precisa de mais poesia e literatura!

      Obrigada pela visita, Vivi <3 Abraços <3

      Excluir
  2. Eu gostei da sua resenha. Eu não sou muito fã de contos também não, mas até que agora estou lendo mais deles. rs
    Esse é bem foto e eu achei leve.
    A capa é realmente linda. Sobre as duas amigas. Gostei muito.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou começando a ler mais contos, e não estou me arrependendo por dar uma chance a eles <3

      Na verdade, o conto narra o início de um amor romântico entre Giovana e Laura, mas pode se dizer que elas são amigas, pois, como disse, o conto narra o começo de uma amor e toda amor começa com uma amizade.

      Obrigada pela visita, minha flor <3

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Karina, eu li recentemente esse conto. Mas foi algo bem engraçado, quando baixei na Amazon, vi nas informações técnicas que tinha aproximadamente 250 páginas, então eu fiquei super feliz porque eu simplesmemte AMO os textos da Nina. Ela tem uma sensibilidade <3.
    Então, voltando... Era de madrugada e eu estava determinada a terminar o "romance" da Nina em poucas horas, o que aconteceu foi que, quando eu cheguei na última palavra, em poucos minutos, senti um aperto no coração. Poderia passar horas e horas acompanhando cada passo que a Giovana dava para se aproximar de Laura, bem assim, de mansinho.
    Mas o final, que não é bem um final, permite que o leitor crie situações, e isso é maravilhoso: pensar em mil coisas que vieram depois que Laura se despede de Giovana com aquele sorriso que é possível vermos tão nitidamente.
    Por favor, vamos levantar uma campanha #Ninaqueremosumromance hahahah
    Traga sim mais resenhas de contos, também não costumo lê-los, mas acho que valeu muito a pena sair dessa zona de conforto.
    Já estou seguindo seu blog, e com certeza virei mais vezes por aqui!
    Deixo um convite para conhecer o meu, que ainda é um recém nascido hahaha
    Muitos beijos ❤
    http://atetucapitu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tô vendo seu comentário só agora... Eu simplesmente fiquei encantada com o final, quer dizer, eu não gostei do conto ser tão curtinho, pois amo a forma como a Nina narra (ela "entra" na cabeça do personagem). O que me encantou foi justamente isto:ela fez com que eu ficasse por um bom tempo imaginando diversas continuações para o conto.

      Cara, eu super apoio esta hastag: #Ninaqueremosumromance rs! Amo os textos da Nina, e já não vejo a hora de ler um romance <3

      Muitos abraços e vou dar uma olhada no seu blog também ❤

      Excluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...