19/10/2015

(Resenha) Reescrevendo Sonhos - Marcia Dantas


Após um acontecimento trágico na vida de Luciana Monteiro, a escritora encontra-se em um intenso bloqueio criativo. Quase sempre a escritora sonha com uma mulher ruiva e completamente desconhecida, o que lhe dá impulso necessário para começar sua mais nova obra, usando esses sonhos estranhos como enredo. Só que a autora não consegue dar um desfecho para a sua história, ou seja, o bloqueio volta a assolar a vida de Luciana. 

Após a tragédia, seus livros passam a ganhar notoriedade no meio literário. Visando lucrar com o repentino sucesso, a editora que publica suas obras, Palavra Mágica, envia uma agente para auxiliar Luciana a terminar esse mais novo livro, ou seja, quebrar o bloqueio criativo. O que Luciana não esperava é que Bárbara, a agente, seja a mulher que sempre aparece em seus sonhos. E é então que aparece o grande mistério: afinal, por que o rosto de Bárbara é tão familiar para Luciana? Por que sonhar com uma estranha? 
Os leitores às vezes menosprezam o poder que têm quando tomam uma obra na ponta dos seus dedos e a consomem com afã, declarando depois as horas agradáveis que passaram na companhia daqueles personagens e suas histórias. Cada vez que um leitor afirma seu amor por uma história, é como se fosse capaz de pulsar nova vida através das veias do escritor. (Página 55)
Reescrevendo Sonhos é escrito em terceira pessoa, o que nos dá uma visão bem ampla da história e o texto é escrito de uma forma que você imagina a cena ocorrendo diante de seus olhos, sem usar longas descrições. Elas são concisas, mas faz com que imaginemos cada aspecto da cena.

Falando em escrita, vou falar de algo que chamou minha atenção negativamente: a editora que publicou a primeira edição de Reescrevendo Sonhos, a Novo Romance (que inclusive faliu e fechou), colocou a classificação indicativa para maiores de 16 anos, pois contém linguagem imprópria... Preciso me acalmar... Linguagem imprópria? Sinceramente, não entendi isso. A linguagem da obra possui certo requinte, quer dizer, também não foi preciso ler com um dicionário ao lado. Espero que essa classificação completamente ilógica não tenha a ver com o fato de o livro contar a história de amor de duas mulheres. Só espero...

Luciana foi uma personagem muito bem explorada. Lendo as últimas páginas, sentia como se a conhecesse. Obviamente, senti uma conexão com a protagonista, pois também escrevo, isto é, entendo suas manias malucas e o quanto um bloqueio criativo pode afligir um escritor. Mesmo a escrita sendo em terceira pessoa, consegui sentir toda a dor que a personagem sentia (não literalmente rs), o estado de espírito das duas, Bárbara e Luciana, era sempre muito bem descrito. A Luciana é dona de um sarcasmo sem igual, suas conversas com seu analista são as melhores. Amava suas respostas e pensamentos irônicos, eram bem divertidos e tiravam o clima pesado de tristeza que poderia envolver as suas consultas. 

A Bárbara poderia ter sido um pouco mais explorada, gostaria de saber mais sobre o seu passado e o que ela realmente estava procurando. Ela deveria ser o oposto de Luciana, mas no fim as duas se pareciam bastante. Bárbara parece ser uma rocha, mas no fundo tem suas inseguranças; parece ser muito racional, porém é movida pela paixão por seu trabalho. As duas possuem suas inseguranças e amam seus trabalhos de uma forma exagerada.
Quando se conhece alguém tão especial, perdendo em seguida, teme-se que a felicidade seja só um produto para enganar os tolos nas datas festivas. (Página 109) 
O mistério acerca dos sonhos de Luciana é deixado de lado em alguns momentos, pois a curiosidade da escritora em saber qual o verdadeiro significado daqueles sonhos é substituída por algo que cresce a cada dia, a cada conversa no apartamento da escritora, a cada dia que Bárbara chega com uma nova ideia para quebrar seu bloqueio criativo. Uma nova conexão surge entre as duas, algo bem mais forte que uma curiosidade: o amor. 

O romance que irá se desenrolar entre as duas é algo muito lindo e verossímil. Bárbara e Luciana passam muito tempo juntas, conversando sobre diversas coisas, não só o trabalho. O romance que surge não é aquela coisa louca e desesperada que vemos nos filmes e livros do tipo: “meu Deus, como eu amo essa pessoa completamente desconhecida, vai ser o amor da minha vida”. É algo real, que simplesmente acontece porque tem que acontecer, porque elas são, digamos, compatíveis. 

Terminei de ler esse livro há um tempinho, mas não estava conseguindo resenhá-lo, tenho uma enorme dificuldade de resenhar livros que gostei muito. Reescrevendo Sonhos é, com certeza, um dos livros que mais gostei de ter lido, não sei se consegui expressar o quanto essa obra me cativou e o quanto sou fã da escrita da Márcia, só peço uma coisa a vocês: leiam esse livro. Sério. 

Reescrevendo sonhos é um livro que fala de recomeço, de como devemos aceitar que tudo na vida tem um fim, devemos aceitar o “the end” e partir para outra. Mas acima de tudo, a obra nos traz uma mensagem de que o processo de superação pode ser doloroso, porém no final ele faz-se necessário, pois nos torna forte e completamente prontos para algo novo.

Nem preciso dizer o quanto achei essa capa bonita e o quanto ela tem a ver com a história. Imaginei Luciana exatamente como a modelo da capa (que achei parecida com a Adèle do filme Azul é a cor mais quente). A fonte é agradável e as folhas são amarelas. Cada primeira folha de um capítulo possui uma moldura linda. A revisão está ótima.


Tirei essa foto de noite, desculpem a qualidade
Sabe a tal da ressaca literária? Pois é... E estou em um desafio literário. Se eu não conseguir cumpri-lo, a culpada será a Marcia. Comprei Reescrevendo Sonhos ainda na pré-venda, e não me arrependo nem um pouco, precisava ter esse livro na minha estante. Olha só isto: 

Como a Editora Novo Romance fechou as portas, agora vocês só podem comprar pela Amazon, na versão digital. A autora está trabalhando em uma publicação independente, vamos ver o que vem por aí.

Por fim, recomendo a leitura, é um dos melhores livros que já li. Tá esperando o quê? Vai lá comprar o seu exemplar (risos).

FICHA TÉCNICA
Sinopse: Luciana sempre soube da capacidade de sua mente de criar boas histórias para os seus livros, mas jamais poderia imaginar que também poderiam surgir sonhos tão fora do comum. A escritora, que encontrou a prisão de uma crise criativa depois de uma tragédia vivida, viu nos sonhos com o rosto de uma mulher desconhecida o impulso que precisava para começar um novo livro. No entanto, a ausência de respostas para a origem da misteriosa alucinação acabou não permitindo que a história encontrasse um desfecho adequado. O que ela não poderia esperar era que a ajuda viria de Bárbara, uma pessoa enviada especialmente pela editora, cuja semelhança assustadora com a pessoa de seus sonhos fez com que as perguntas sobre os mistérios de sua mente ficassem ainda mais complexas e intrigantes. Reescrevendo Sonhos é uma história sobre barreiras que são impostas por nós mesmos. E como a mente, um lugar realmente misterioso, pode revelar mais respostas que podemos imaginar.
Adicione ao skoob aqui
Título: Reescrevendo Sonhos
Autora: Marcia Dantas
213 páginas
Editora: Novo Romance
ISBN: 978-85-68254-20-2
Edição: 1
Ano: 2015
Gênero: Romance/drama


[AUTORA PARCEIRA]
MARCIA DANTAS nasceu e reside na cidade de São Paulo. Formada em 2012 em História - Licenciatura Plena pela UNIFAI, atua como professora da disciplina da rede de escolas estaduais. Afeita a músicas e nerdices em geral, não resiste a um bom livro e uma trilha sonora inspiradora – rock, de preferência. Também é apaixonada por muitas e muitas séries.
Tem na escrita sua paixão desde os mais tenros dias. No entanto, se considera praticante desde 2008, quando conheceu e mergulhou no mundo das fanfics que muito ensinaram sobre essa arte. Reescrevendo Sonhos é sua primeira publicação. 
Twitter | Facebook | Blog | Fanpage | Skoob


Banner que eu fiz para ajudar a divulgar
Só um aviso: nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 o conto Desamor da autora vai estar de graça lá na Amazon. Baixe neste link.

Vocês podem baixar sem ter um kindle. Leiam esta postagem onde explico como ler os e-books da Amazon em qualquer dispositivo: 

Um abraço e até outra hora! 

8 comentários:

  1. AAAAHHH, KARINA, COMO SEMPRE DIGO, O QUE FAÇO COM A SUA FOFURA SEMPRE COMIGO <3 ?

    O que mais recompensou nessa estrada foram essas parcerias que realmente se deram no sentido literal da palavra <3 Eu não tenho palavras o suficiente pra agradecer por tudo, por cada ajuda, por cada incentivo, sério, nem sei o que dizer <3


    E o que dizer dessa resenha linda <3 ? Ai, cara, eu sempre fico muito emocionada quando vejo alguém que gosta tanto dessas personagens quanto eu <3 Todo esse seu carinho me deixou tão feliz <3


    Obrigada mais uma vez, querida, por tudo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, gente, amo esses meus parceiros <3 Eu que agradeço pela bela história, pelos momentos que passei na companhia de Luciana, torcendo a cada segundo para que ela conseguisse seguir em frente... CÉUS, ainda falo de RS como se tivesse acabado de lê-lo! <3 Não pare de escrever nunca, please <3

      Excluir
  2. Que fofa que a Marcia parece ser! E eu, que a princípio não me interessaria pelo livro, estou aqui agora caindo de amores. Hahaha
    Bela resenha, e obrigada pela dica!
    Bjo,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de livro, só de ler a resenha deu vontade de mergulhar na leitura. Que curiosidade você me deixou. Olhando para ele, capa, sinopse ele passaria batido por mim, mas lendo sua resenha tudo mudou né...

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhh socorro!!! Sou completamente encantada com livros assim! E preciso dele hahahaa
    A autora parece ser super fofa! Adorei a tua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola Karina ainda não li o livro, e gostei de saber que o romance foi construído com base, não sendo aquela coisa relâmpago que nem sempre convence. Uma pena que não tem mais livros físicos. Fico na torcida para a autora conseguir publicar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já li várias resenhas desse livro, mas nenhuma tinha me tocada tanto. Acho que ninguém explicou do que trata a história tão bem, ao mesmo tempo que nos convence que vale a pena lermos o livro.
    É tão bom lermos sobre relacionamento possíveis. Não se trata somente de sexo e momentos quentes, também é conversar inteligentes. Mas construir diálogos inteligentes não é para qualquer um.
    Esse vai para minha lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Não conhecia o livro mas parece ser uma história muito bonita e que prende, sua resenha está ótima e boa sorte a autora.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...