25/04/2015

(Resenha) Vingança Mortal - Raquel Machado


O tempo muda as pessoas. Os casais e também amigos Alan e Brenda, Luís e Alice e Nicole e Cristian são a prova viva disso. Os sonhos e as paixões da época da escola perderam seu brilho com o tempo, fazendo com que praticamente virassem outras pessoas.

Após anos sem ter contato com Nicole, sua melhor amiga da época de escola, Brenda, em um dia chuvoso e frio, recebe a notícia da sua morte. Ela, então, dirige até Lageado Grande para assistir ao enterro da amiga.


Só que algo muito estranho ocorre. Mesmo com um véu negro cobrindo a face de Nicole, Brenda vê marcas profundas que pareciam ter sido feitas por uma faca, enquanto a polícia diz que a causa da morte foi um acidente de carro. Diante disso, ela decide investigar a morte da amiga, o que fará com que caia em uma teia de mentiras, traições e aprenda que nem todos são o que aparentam ser. 

Fui até o caixão e vi Nicole deitada. [...] Um véu preto cobria seu rosto, mas permitia ver as marcas do acidente, e quando cheguei mais perto percebi que elas eram profundas e pareciam ter sido feitas por facas. De repente passou uma ideia pela minha cabeça: e se não foi apenas um acidente? (Pág. 38)

Vingança Mortal é narrado em primeira e terceira pessoa. Não há uma sequência lógica na mudança das vozes, isto é, a terceira pessoa é usada quando a narradora-personagem, Brenda, não está em cena (e dá um suspense!). Mesmo sem essa sequência lógica, não ficamos perdidos com a troca de narradores, não é necessário que relamos um trecho para notar esse mudança. A autora soube fazer essa mudança com tanta sutileza que no mesmo capítulo houve essa mudança. 

Outra característica a se analisar na escrita da Raquel é a economia nas descrições. Os cenários não são descritos minuciosamente, mas pelo pouco que lemos, conseguimos imaginar o local onde a cena ocorre. Essa “economia” estimula a imaginação do leitor, o que é muito bom. Não vou dizer que gosto mais de livros com muitas descrições ou que gosto mais de livros com descrições econômicas. Gosto de livros bem escritos.

A escrita em primeira pessoa permite que haja um maior aprofundamento dos sentimentos da narradora-personagem, recurso esse que a autora não usou. Em alguns momentos, creio que deveria haver uma descrição mais esmiuçada do estado de espírito da protagonista, pois por vezes, ela parecia estar alheia a tudo que se passava. E olha, foram fortes emoções o que essa Brenda passou.

São 117 páginas, portanto acredito que vocês presumam que os capítulos são bem curtos. Novamente, falo que capítulos menores dão uma dinâmica bem legal, faz com que concluamos a leitura em pouquíssimo tempo. 

Notei alguns erros gramaticais na obra, como o uso incorreto da vírgula para separar vocativos, por exemplo. Algo que ficou feio, esteticamente falando, foi o uso do underline (_) no lugar do travessão (–). Mas esses errinhos não prejudicam o entendimento do livro em momento algum. 

Em suma, indico Vingança Mortal para os fãs do gênero (suspense/policial). Com essas 117 páginas você sente uma adrenalina, uma vontade de concluir logo a leitura para, enfim, saber quem é o vilão e quem é o mocinho da história. Até lá, tudo pode mudar, e olha que são só 117 páginas! Do bullying ao tráfico de drogas, o livro de estreia da autora Raquel Machado, Vingança Mortal, prendeu-me do início ao fim.

FICHA TÉCNICA
Sinopse: Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide, então, voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer. Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.
Adicione ao Skoob aqui
Título: Vingança Mortal
Autora: Raquel Machado
117 páginas
Editora: Clube dos Autores / Amazon
ISBN: 1495987795
Edição: 1
Ano: 2014
Gênero: Suspense/Policial

VOCÊ PODE ADQUIRIR O LIVRO DAS SEGUINTES MANEIRAS:

DIRETAMENTE COM A AUTORA:
Para Público Livro Autografado + Marcador (com frete incluso) = R$25,00
Para Blogueiros Preço especial R$20,00 com frete incluso. Através de depósito em conta ou PAGSEGURO.
VERSÃO IMPRESSA: CreateSpace | Amazon | Clube de Autores | AgBook  
VERSÃO DIGITAL: Amazon | Saraiva

               [ESCRITORA PARCEIRA]                RAQUEL MACHADO é formada em Ciência da Computação, e participa do mundo das artes desde criança, sendo a literatura uma de suas maiores paixões. Há anos em meio à blogosfera literária e com histórias sendo escritas em rascunhos, decidiu tirar do baú suas ideias e compartilhar com o mundo. A autora reside no sul do Brasil, na cidade de Caxias do Sul/RS. Mora com os pais, quatro cachorros e uma estante cheia de livros.
Email para contato: raquel.machado2014@yahoo.com.br 

14 comentários:

  1. Ja fui de encontro de livros perfeitos em que também encontrei erros de revisão. de forma alguma eles diminuem a preciosidade da historia que o autor nos passa, até porque muitas vezes ele nem é o revisor. Em livros estrangeiros que já tiveram mutias edições esses erros de revisão são poucos, mas ainda aparecem, o que acontece é que quanto mais edições saem ma, mais provável é de esses erros serem encontrados, é sempre bom comentar educadamente com o autor, isso ajuda no trabalho dele. Gostei da ideia do livro, mistérios sempre me envolve, porque sou curioso demais e acabo me tornando um par com o protagonista na busca de soluções. A viagem dos mistérios pé fantástica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kah,
    Eu sempre tive curiosidade de ler o livro da Rachel, acho a premissa bem interessante.
    Erros gramaticais realmente são algo chato em uma leitura, mas infelizmente tem sido tão comum.
    E como a obra é autopublicada a autora está perdoada, pois até as editoras grandes têm deixado passar erros mais grotescos, que vírgulas em lugares errados. Quando ela for contratada por uma editora melhor ela corrige isso aí, o que espero que aconteça em breve, porque ela é uma fofa e merece!
    Beijos, Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro. Acho que a Raquel tem talento para os gêneros suspense/policial.
    Claro, precisa aprimorar. O que é super natural, pois é um escritora iniciante.
    Fora que a vida toda estamos prendendo,né?!

    Em A vingança mortal senti falta de um aprofundamento na trama e um melhor desenvolvimento dos personagens. Resumindo: acho que ocorreu tudo muito rápido.

    Karina, bom ter você por aqui. Senti sua falta. Sinto sua falta. Preciso dizer isso no grupo: obrigada por tudo. Você, Nina e Cris são umas fofas.

    Mil beijos! Acho que estou sentimental hoje

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que livro interessante!
    Primeiro, parabenizo a autora que não conhecia; segundo, sua resenha maravilhosa.
    Gostei da mudança de narradores na história, pois se passa uma ideia de confusão, é bom, visto que acredito que com um enredo desses os personagens estejam bem confusos, nada melhor que o leitor sentir o mesmo.
    Gostaria de apreciar o livro :D
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já li Vingança Mortal e gostei bastante apesar de achar que poderia ter mais páginas pois a história poderia se melhor trabalhada.
    Agora sobre alguns erros de revisão, isso acontece até em livros de grandes editoras, e a Raquel é autora independente, então acho que da para dar um desconto né?
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Adoro livros de suspense e principalmente vingança, já havia ouvido falar no livro mas nunca procurei saber muito, mas depois de ler sua resenha, estou bem curiosa.

    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  7. Karina, que saudade de seus posts! <3
    A Raquel entrou em contato comigo devido ao Projeto Book Tour do meu blog, mas ainda não pude lê-lo (o pessoal tá bem desorganizado). Gostei da cara da trama, adoro mistério. Já li outras resenhas sobre o livro e todas são positivas. Só não gostei dos erros. Cê sabe o quanto eu sou neurótica com isso. Eu acho que eu teria me irritado demais com o underline no lugar do travessão. Bah, acho um pecado horrível isso em livros (mesmo em fanfics isso fica tenebroso!).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Adorei sua resenha fico muito feliz quando consigo atingir meus leitores de uma maneira positiva. Gostei muito de suas críticas também e já anotei elas para quem sabe em um próximo fazer algo diferente. Obrigada por todo o apoio até o momento e espero que nossa parceria dure muitos anos ainda.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Já li algumas resenhas desse livro, inclusive, indiquei pra minha amiga. Eu não gostei muito dele porque assim, não faz meu estilo. Não é que o livro seja ruim nem nada disso, pra quem gosta do tema, pode ser legal. Mas me aventuro por outros meios, então...
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá guria. Gostei da sua resenha sincera e cativante.
    Já li a obra e gostei muito, a autora soube criar um bom mistério e suspense. Também percebi os pequenos erros, mas diferente de você não foi algo que fizesse eu gostar menos da obra ou coisa parecida.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Olá minha querida! Que saudade de um novo post!
    Pois bem, como sempre mandando muito bem nas resenhas! Eu fiquei muito curioso em ler o livro e confesso que ficarei tentado por um tempinho (Falta de tempo :"/ ) Mas espero em breve estar iniciando nessa aventura, gosto bastante de livros de suspense e que trazem aquele mistério! O livro parece ser bastante intrigante!

    Um grande abreijo minha fiel e amada amiga,
    Até breve! Te adoro viu! =)

    ResponderExcluir
  12. Oi ^^
    Já vi diversos comentários sobre a obra da autora, todas muito positivas e instigantes.
    Faz um tempo que esta obra está na minha lista de futuras leituras e tua resenha foi um dos motivos por eu mantê-la ali, só aguardando o momento certo :D

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já li esse livro e gostei muito da história. Mas fiquei incomodada com a economia de detalhamento e descrição, acho que o fato do livro ser muito acelerado não permitiu que eu criasse realmente um vínculo com os personagens. Mas a história é ótima, e também gostei dessa evolução do bullying estudantil as revelações do final, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tudo bem?

    Gostei da capa e da sinopse, e mais ainda da resenha. Estou com ele na lista já, Eu acho que foi até você que me indicou. Já até conversei com a autora, falta só acertar alguns detalhes. Super curiosa para conhecer esta história.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...