12/07/2014

(No Ritmo da Leitura) Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis






Olá, aculturados!

Eu criei essa coluna há alguns meses para compartilhar com vocês quais músicas eu imagino quando leio uma cena (leia a primeira postagem). Eu publiquei recentemente a resenha do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas (leia a resenha), o clássico que entrou para a minha lista de favoritos. O livro foi publicado em 1881 e quando leio um livro histórico imagino grandes salões de festas, muita valsa e outras coisinhas do gênero.

Brás Cubas, o protagonista do livro, pertence à elite, como já foi dito na resenha, ou seja, ele participava de eventos, ia a teatro constantemente, enfim, vivia como os intelectuais da época.

"Mas noutro baile, dado daí a um mês, em casa de uma senhora, que ornara os salões do primeiro reinado, e não desomava então os do segundo, a aproximação foi maior e mais longa, porque conversamos e valsamos. A valsa é uma deliciosa coisa. Valsamos; não nego que, ao aconchegar ao meu corpo aquele corpo flexível e magnífico, tive uma singular sensação, uma sensação de homem roubado." Página 54

Bom eu só imaginava uma música para as cenas do tipo como à descrita a cima.

É claro que eu não imaginava Virgínia e Brás Cubas fazendo passos tão elaborados, mesmo o defunto autor, com toda a sua presunção, se auto declarando um "valsista emérito".

No Belo Danúbio Azul (Danúbio Azul) - Johann Strauss




Valsa do Imperador - Andre Rieu 

                                           

Adicione o livro ao skoob aqui.

Essas valsas são uma bálsamo para a alma! Espero que tenham curtido. Alguém aí já leu Memórias Póstumas de Brás Cubas? Pretende ler após ler essa postagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...