03/07/2013

(Cata-lendas) Lendas Maranhenses - A lenda da serpente de São Luís

Olá, aculturados, como estão?

Há um mês e alguns dias anunciei esta coluna aqui no blog e agora vou inaugurar com a lenda mais famosa e que mais assusta a minha bela cidadezinha: A lenda da serpente de São Luís.

Reza a lenda que aqui em São Luís há uma enorme e encantada serpente que habita as galerias subterrâneas que percorrem o Centro Histórico de São Luís.

Embora seu corpo descomunal esteja em vários pontos da cidade (a barriga na Igreja do Carmo*, a cauda na Igreja de São Pantaleão*), o endereço mais certo do bicho é a secular Fonte do Ribeirão*. Há quem garanta ser possível observar, através das grades que isolam as entradas do monumento, os terríveis olhos da grandona.

*Igreja de São Pantaleão:

    

 *Igreja do Carmo:

 


*Fonte do Ribeirão:

Ficou curioso(a) para conhecer a secular Fonte do Ribeirão? Então faça um tour digital e conheça. O vídeo é bem curtinho e SURPRESA: a serpente aparece! São Luís não existe mais! Brincadeira, mas ela aparece!



Sempre que vou à Fonte Ribeirão, comento com a pessoa que está comigo o ar fúnebre do local. Não estou querendo fazer mídia, tanto que outras pessoas concordam comigo. Quando ficamos mais de 10 minutos no local, aquele silêncio todo dói na alma. Eu acho a Fonte do Ribeirão uma incógnita. Não sei se amo ou se temo.

Mas o pior está por vir. A serpente cresce a todo dia e quando a cabeça encontrar a calda minha querida São Luís receberá um abraço fatal desta gigante, provocando o completo desaparecimento da ilha (São Luís), que será tragada pelo oceano.

Encontrei este vídeo no You Tube que explica bem detalhadamente a lenda. É bem curtinho e está em desenho animado:



Segue uma imagem que encontrei No Google Images (quem souber a fonte me fala e eu darei os crédito) que, também, detalha o momento da destruição rs.





                                                            
Pensava que a literatura ia ficar longe dessa lenda? Josué Montello em seu romance Os Degraus do Paraíso tem São Luís e seus habitantes como cenário e personagens da sua história e nos apresenta uma outra versão desta lenda.

Leia a sinopse retirada do skoobSão Luís é o cenário deste romance de Josué Montello, que em toda a sua obra sempre dedicou um lugar muito especial para a capital maranhense. Este livro, cuja ação transcorre durante a epidemia de gripe, é uma crítica ao fanatismo religioso, em que a morte é presença constante, tanto a morte física como a espiritual, depreendida da caracterização psicológica dos personagens.

  
                                                          
Mas é claro que pretendo ler em breve e resenhá-lo aqui. Há outras obras maranhenses que abordam esta lenda, assim que encontrar mais eu irei postar aqui para vocês.

Fontes:
Férias Brasil
wikimapia

O que acharam da lenda? Bobinha?Amedrontadora? Já conhecia esta lenda? Conhece outra(s) lendas maranhense? Já veio para São Luís? Pretendem descobrir os encantos da minha ilha? Pretendem ler o livro que fala da lenda? Comentem, aculturados! Quero saber o que pensam!
Beijos! 


P.S: Lembrando que esta é a primeira lenda maranhense de outras que irei postar aqui. Quando terminar as lendas maranhenses postarei lendas conhecidas mundialmente, como vampiros, chupa-cabra e outras. Dê sua opinião sobre alguma lenda que você queira ver aqui.

16 comentários:

  1. Ai como você é má garota! KKK Até o momento em que comecei a ver os vídeos, estava pensando "nossa, que lugar assombrado", mas depois fiquei pensando "acho que essa lenda é só lenda". Eu ri dos vídeos, sério, não sei porque. Já ouvi falar bastante desse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha eu também me divirto demais com as lendas daqui.Mas eu irei trazer uma outra lenda maranhense que tem fatos reais aí eu quero todo mundo assustado viu?kkkkkk beijos!

      Excluir
    2. Quando eu der uma passada por ai, já sei quem vai ser minha guia e me contar todas as lendas! KKKKK Só estou esperando. E flor, improvisei um banner para ti em meu blog, vê se gostou, daí se a resposta for sim, irei fazer finalmente nosso post de parceria. Beijinhos. :3

      Excluir
    3. Oi linda.Desculpa pela demora com o banner é que eu estava um pouco indecisa quanto a imagem ,mas acabei de fazer o banner,quando for pegar me avise tá?Que é para mim fazer um post especial sobre as parcerias.beijos! E São Luís e seus encantos te aguarda viu?E a guia aqui também rsrsrs

      Excluir
  2. Nossa, adorei me informar :D

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que eu tenha conseguido te informar linda!

      Excluir
  3. Que legal, adoro mitos!! Valeu pela informação. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo mitos,principalmente os daqui de São Luís.Esta lenda é bem legal não é a assustadora como a loira do banheiro é meio bobinha até mais vale ser contada e recontada para não se perder.

      Excluir
  4. eu sempre fico com pé atrás sobre mitos, as vezes penso que são verdade as vezes não, mesmo sabendo que são mitos kkk

    beijos! http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo mito tem seu ponto de verdade,mesmo que seja um ponto minúsculo.

      Excluir
  5. Gente, que lenda mais malvada!! rs... Adorei a sua coluna, amo coisas que valorizam a cultura regional!

    Amei a serpente do primeiro vídeo... rs... e olha que eu odeio serpentes com todas as minhas forças!! hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de ser maranhense apesar dos pesares rs

      Cara eu também odeio cobras,na realidade tenho medo kkk,mas por incrível que pareça não fiquei com medo quando estava preparando este post...acho que deve ser algum encanto desta serpente rsrsrs

      Obrigada pela visita fofa!

      Excluir
  6. Que massa a ideia, ainda mais relacionada com lendas nacionais e regionais. Parabéns!


    pormaisuma.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendas regionais,nacionais e mundiais!Tudo bem,ainda preciso caminhar muito para chegar a nível mundial,mais um dia eu chego lá!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Ai tenho medo dessas lendas,
    Confesso que esse post me fez lembrar do Ginásio quando minha professora de português nos contava essas lendas!
    Adorei :)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho medo de lendas urbana do tipo loira do banheiro ou a lenda de Ana Jansen(outra lenda aqui de São Luís, será a próxima que irei postar),mas esta lenda da serperte encantada eu não fico com muito medo,na realidade acho até bobinha rsrsrs

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...