07/06/2013

(Resenha) Vida e paixão de Pandonar, o cruel – João Ubaldo Ribeiro

                                                    

O enredo:
Até que ponto vai a imaginação de uma criança? Até que ponto Pandonar é um herói imaginário? Foram estas duas perguntas que ficaram depois que conclui a leitura de Vida e paixão de Pandonar, o cruel.

Arrisco-me a dizer que criança não é criança se não houver imaginação. E imaginação não é o que falta para Geraldo, o protagonista. Até uma nova língua ele inventou: O Voldegrado.


As coisas começam a sair do eixo quando, depois de um "flerte", Geraldo cai de amores por Maria Helena. Até mesmo o próprio Voldegrado é deixado de lado, por uma ironia do destino ou não, na letra M de mogliesc, que significa "mulher". Será que Maria Helena corresponderia a todo este amor?

Geraldo pede conselhos amorosos para seu melhor amigo, Roquetão. Ele, então, começa a enviar cartinhas de amor para seu amoris (Maria Helena).

  
Pandonar é um herói inventado por Geraldo. Lindo, sedutor, corajoso, tudo o que Geraldo queria ser, mas deixou tudo a cargo de Pandonar, o cruel.

Com todos os exageros da época (infância), Vida e paixão de Pandonar, o cruel é um livro pequeno, de leitura rápida (bem rápida) e que me conquistou por fazer voltar à infância com todos os "exageros" da época.

Eu aprendi:
Às vezes, o mundo da imaginação é melhor que esse, mas nem tudo pode ficar lá.

Personagem marcante:
O imaginado e aclamado Pandonar, o cruel.


(Eu não consigo entender minha paixão por livros infantis...) 

Adicione ao skoob aqui

47 páginas
Editora: Nova Fronteira
Autor: João Ubaldo Ribeiro
  

5 comentários:

  1. Eu li esse livro quando criança, marcou época, marcou minha infância. Obrigado pela postagem! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Esses livros realmente marcam a nossa infância. O livro que marcou a minha foi A BOLSA AMARELA, da Lygia Bojunga, que eu reli um trilhão de vezes. Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Eu tive uma prova sobre esse livro, eu li o livro todo e adorei!
    Quero logo saber como foi o resultado dessa prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emilly! Espero que tire uma nota boa. Agora fiquei curiosa para saber o resultado também rs, passa aqui depois e me diga como foi na prova, tá? :) Abração e volte sempre!

      Excluir
  3. Eu tive uma prova sobre esse livro, eu li o livro todo e adorei!
    Quero logo saber como foi o resultado dessa prova.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...